terça-feira, maio 03, 2011

Escolas renovadas = escolas ecológicas? Programa Biosfera.parte 1

Foi interessantíssimo o programa "Biosfera" (Clicar no título do programa, para aceder ao video), na rtp2, no dia 27 de Abril de 2011,sobre a realidade dos gastos na requalificação sumptuária das escolas. Passado a altas horas da noite, como habitual em programas importantes .
Uma excelente reportagem, aqui a primeira parte, com depoimentos de especialistas diversos (professores, arquitectos, especialistas em energia...). Assim, que tanto se fala da poupança energética e de energias renováveis, qual a lógica de:
- impedir janelas que abram e encher tudo de ar condicionado e outros sistemas caros de renovação do ar;
- instalar painéis fotovoltaicos, mas triplicar os gastos (com ar-condicionado, elevadores...);

-falar-se à boca cheia de educação ambiental e derrubar ou mutilar belas árvores com décadas e destruir os espaços verdes;

- Falar e restaurar e requalificar e em muitos casos construir quase de raiz, geralmente sem necessidade...
:(((


A parolice, falsa modernidade e novo-riquismo habituais, por parte da Empresa Parque Escolar, que sabe que vai cobrar a factura ao Estado, ou seja, a todos nós...

E boa parte desse principesco equipamento já começa a ser desligado, para poupar na conta da luz. E as escolas ainda não começaram a pagar a renda à Parque escolar ( com derrapagem orçamental já em 2 mil milhões de Euros!!!).
"E siga a rusga" (há mais umas 100 escolas na calha e ainda não estão pagas as já "renovadas", no fundo, reconstruídas...). Sobre este assunto, rever ainda este post do Aventura Sinistra ("Foi você que pediu street learning ao metro quadrado?").Depois não digam que em Novembro de 2010 estávamos a ser pessimistas. Tudo se encaixa, cada vez mais. Antes não tivéssemos razão!

6 comentários:

Anabela Magalhães disse...

Excelente tratamento do Biosfera, Margarida. Vou levar o link para o meu blogue!
beijocas

Em@ disse...

Muito obrigada por me teres dado oportunidade de ver aqui o programa que perdi por azelhice minha. também vou levar o link, bejinhos

Alergia disse...

à vontade, Anabela e Ema! É preciso divulgar isto o mais possível. Nem podemos ser muito criticadas, pois grande parte dos depoimentos nem é de professores.
Vi o programa, por mero acaso, num serão prolongado com ouvido para a tv... e fiquei estarrecida... e mais esclarecida!
Beijinhos! :)

Armando Nina disse...

Na Alberto Sampaio o ar forçado, por erro humano está desequilibrado, ou seja, funciona em rede e ou é frio ou seco e por vezes, mesmo abrindo as janelas, somos obrigados a sair da sala.
Por outro lado, a batalha pelos espaços verdes e 3 jardins Jardins que serviram de fundo à entrevista com o responsável da Parque Escolar) interiores foi uma batalha árdua, para o clube do Ambiente, porque os gabinetes paisagistas demonstraram que tinham um espírito retrógrado, estilo RVCC recauchutado.
Aqui não existe ar condicionado e é a única secundária de Braga que abdicou de um parque de estacionamento em favor de espaços verdes e de mais áreas para a prática da Educação Física.
Por outro lado, o Pavilhão tem paredes laterais em rede, onde chove e faz frio de rachar no inverno...

Alergia disse...

Ou seja, a arquitectura modernaça "adaptada" ao clima... pois... Grrrrr!
O que vale é a teimosia de alguns professores! Se as escolas fizessem barulho nos jornais contra o abate de árvores existentes, os "demolidores" da construção seriam mais moderados. Uma vergonha! Espaços verdes, para muitos , são relva a metro e árvores raquíticas em floreiras caras...
Obrigada, pelo testemunho, Armando! Abraço.

Anónimo disse...

A agência para a energia que impõe um regulamento a todos os espaços que consegue agarrar acaba por impor uma ditadura da climatização. Agora, pagamos todos escolas modernaças, todas fechadas e climatizadas. Esta agência progressista também tem de justificar a sua existência, com o nosso dinheiro, claro.