sábado, maio 07, 2011

Com que então os Cortes deram origem a um outro "Corte"?

Hesitei entre esta imagem acima, que traduz bem o que poderiamos chamar de, talvez... uma "Tesouranha", uma mistura muito em voga no Portugal actual entre a "Teia de aranha" do poder déspota e a "Tesoura" da censura cobarde... (nota: a foto é de uma bela peça escultórica formada por verdadeiras tesouras)...



.. , ou ainda esta, bem mais prosaica, onde o mesmo símbolo da tesoura que se emaranha nos cabos de comunicação, mas de tanto tentar cortar neles se enreda de forma ridícula...

imagens DAQUI

... ou finalmente esta terceira, que remete mais directamente para a censura na Internet, que é o assunto que nos traz agora a este post.
O Caso resume-se em poucas palavras, numa peça de apenas duas ou três personagens colectivas, mas num enredo de grande desrespeito democrático e... grande e vergonhosa "tesourada"!
Censurados: Um grupo de cidadãos preocupados e atentos
Censores: provavelmente o ME, com a mão amiga dos seus colaboradores na Net

Vítimas (Ou ,neste caso, vítimas duas vezes): A Educação portuguesa em geral, as crianças em geral, as crianças do Ensino Especial em particular.
Cenário: a Internet e a blogosfera
Tempo: reinado de D. Isabel, "A Desaventureira" e de Dom José, o " completamente Lamentável".
Enredo (VERDADEIRO!):
No reinado de D. José e da sua protegida D. Isabel,corria já o ano da (des)graça de 2011, o povo estava à míngua, com os impostos, os gastos perdulários em luxos da corte e guerras que não eram as suas.
Quando o tesouro do reino já só dava para manter as quadrigas reluzentes e os cavalos premiados, não contentes com a fome que já grassava no povo, os reis optaram por proceder a mais cortes em tesouradas várias a torto e a torto. D. Isabel ordenou que fossem cortadas as já parcas verbas ao dispor do apoio às crianças da Educação Especial, talvez na crença ilógica que crianças especiais ...mereciam um "corte" ainda mais especial.
Prontamente, um grupo de Cidadãos preocupados e conscientes (Pais, educadores, professores...) resolveu criar um blogue para promover o protesto de todo o país contra tal malfeitoria. Assim, depois de várias iniciativas destes cidadãos, nasceu o blogue referido, no dia 6 de Maio corrente. Passaram a palavra e depressa mais cidadãos indignados se juntaram ao protesto.
O procedimento era simples, havia um texto de protesto dirigido ao Ministério da Educação de D.ª Isabel, cada cidadão entrava, escrevia o seu e-mail e o seu nome, clicava... e estava enviado o seu protesto directamente para o ME.
Pois fiquem sabendo amiguinhos leitores, que em escassas 24 horas foram enviados... 1084 protestos!
Mas
, como nem sempre corre tudo bem aos heróis das histórias, umas pessoas misteriosas, de má fé e fraco sentido democrático,por baixo de longas capas cobardes e escuras,pela calada da noite, logo trataram de denunciar e fazer apagar o destemido blogue!
Porém a história não termina aqui, caros leitores... não é um contratempo que trava cidadãos conscientes dos seus direitos e dos das crianças. Por contactos directos e com muita coragem, não deixaram morrer a ideia e continuam de mangas arregaçadas! ;-)
Todos esperamos e apoiamos solidários,portanto ,a continuação dos seus bravos feitos e que o reinado podre e sinistro de "Tesouranha" de D. José e Dona Isabel acabe sem glória, numa derrocada de vergonha!
Amiguinhos leitores, a história já vai longa, mas é de Acordar e não de Embalar!
Mãos à obra, informem-se, pesquisem,colaborem, apoiem estes cidadãos honrados no seu protesto! ;-)

(esperemos que quase num...) Final Feliz

"Alergia"







1 comentário:

rita disse...

É isso mesmo, não se deixem calar!