sábado, novembro 13, 2010

Foi você que pediu "Street Learning" ao metro quadrado?

Quando foram apresentados os projectos de algumas escolas que estavam a ser restauradas pelo país, a arquitecta responsável pela empresa "Parque Escolar" fez saber que em muitas delas fora implementado o "Street Learning" (assim divulgado, mas que na sua origem é na verdade designada por "learning street"!), conceito desenvolvido na Holanda a partir de um diferente organização de espaço do edifício escolar. Nas suas palavras, antevia-se o preconceito sobre a Escola portuguesa, como se esta ainda vivesse confinada ao espaço-aula para as várias aprendizagens.
No entanto, mais grave foi esse novo "conceito" começar a ser implementado de fora para dentro, sem ter sido debatido em termos pedagógicos por quem de direito e correspondendo a mais uma estratégia avulsa, num sistema Educativo Nacional que cada vez menos parece ser pensado como um todo por quem tem o mando. Ou seja, mais uma vez, todo o tipo de pessoas e de profissionais de qualquer área, menos a educativa, pode opinar e, mais que isso, impor os seus palpites sobre a Escola, menos (e cada vez menos) quem para tal teria legitimidade, experiência e saber pedagógico, a saber, caso alguém não consiga adivinhar, os professores e as direcções das escolas.
Tudo isso poderia ainda conter alguma justiça, caso fosse dada a hipótese aos "professorezecos" de, por exemplo, assinar projectos arquitectónicos para vivendas por esse país fora, ou se os mesmos pudessem dar palpites, via órgãos de Comunicação Social e em horário nobre, sobre todos os "elefantes brancos" das nossas Obras Públicas, tendo a última palavra sobre a funcionalidade das mesmas . Claro que então de imediato viriam a terreiro as Ordens profissionais da Construção, a clamar a exclusividade, está bem de ver!
Mas eis que quando chega a vez de pagar a factura de mais este desgoverno, tudo começa a "rebentar pelas costuras". E ainda não chegámos ao fatídico ano de 2011!
Para saber mais veja aqui. (o que em breve irá acontecer). E já agora também aqui, para ver o "sucesso" da Empresa.
Alergia
(b.-desenhada (c)Margarida Alegria, Novembro de 2010).

Sem comentários: