domingo, maio 15, 2011

APELO | "O ES.Co.LA da Fontinha PRECISA DE UM ESPAÇO! "

desenhado por José Smith Vargas, publicado aqui.

O ES.Co.LA da Fontinha PRECISA DE UM ESPAÇO!
Apelamos à participação de tod@s para uma campanha de envio de e-mails à CMP no sentido de haver a restituição de uma escola aos cidadãos.
Se te revês nesta campanha reenvia este e-mail, fazendo copy-paste do texto abaixo, para os emails: gabinete.municipe@cm-porto.pt geral@domussocial.pt  (ou outro email da Câmara que achem oportuno)

Exm. Sr.
O Movimento Es.Col.A do Alto da Fontinha Espaço Colectivo Autogestionado, que decidiu restituir alguma decência a uma Escola abandonada. Restituí-la aos cidadãos, para acções de formação gratuita. 
A acção da Câmara cujo uma das funções é servir os cidadãos, não poderá passar pela detenção dos voluntários deste Movimento e apropriação e abandono do espaço.
Assim pedíamos para que essa situação fosse repensada e que se devolve-se a Es.Col.A aos cidadãos e movimentos voluntários, para a puderem recuperar e usufruir promovendo a formação gratuita e voluntária.
Esta situação condicionará o normal e regular desenvolvimento das actividades que o Es.Col.A do Alto da Fontinha Espaço Colectivo Autogestionado esta e pretende oferecer  à comunidade, bem como a possibilidade de desenvolvimento criativo de novos projectos.
No que se refere às actividades regulares do  Es.Col.A – como por exemplo, Núcleo de Teatro e de actividades criativas dirigidas às crianças do bairro, Agricultura  biológica e Permacultura e ainda uma biblioteca e uma Loja comunitária.
Desta forma retiram-nos um sonho, um direito de cidadania, ficamos sem condições, ferramentas, conforto, espaço para desenvolvermos as nossas actividades. Não ter um sítio fixo onde nos possamos organizar a todos os níveis. 
A Es.Col.A esta disposto a fazer melhorias neste espaço devoluto, enquanto movimento de cidadãos voluntários, sem quaisquer custos para a autarquia. 
A nossa procura por um espaço se este nos for retirado vai continuar o nosso projecto em prol de uma sociedade mais sustentável e justa já vai longa, cada mês que passa fica mais difícil coordenar as nossas campanhas e os nossos voluntários sem condições físicas, por isso é urgente a nossa necessidade de obter uma resposta definitiva.
Temos direito a um espaço que é de todos, público e plural. Queremos ocupar esses espaços e dar-lhes vida, acção, crítica e reflexão!
Com os melhores cumprimentos,
Cidadão Portuense


Movimento Es.Col.A do Alto da Fontinha Espaço Colectivo Autogestionado

http://escoladafontinha.blogspot.com/
es.col.a.da.fontinha@gmail.com


http://porto24.pt/porto/10052011/os-ocupas-da-escola-da-fontinha-estao-a-ser-despejados-pela-policia/

Sem comentários: