segunda-feira, abril 25, 2011

Um cidadão por completar (Protesto Geração à Rasca)

(foto: M. Alegria,12-3-2011)


De entre os momentos curiosos no Protesto da Geração à Rasca de 12 de Março,no Porto, (já aqui analisado em diversos posts, de que este não será o último, pois é preciso revivê-lo sempre!) saliento ainda a presença de duas figuras estranhas.
Após a concentração na P. da Batalha e os depoimentos, a marcha iniciou-se. Algumas pessoas ( de um grupo de artistas de rua? de teatro? escultores?) destacaram-se no desfile , ao carregarem consigo duas personagens insólitas: eram dois "balões" artesanais de formato humano. Feitos de plástico(?) transparente, com reflexos prateados, plenos de ar. Um deles parecia meditar, outro tinha os braços lançados em frente, como quem oferece as mãos ao trabalho.


Não cheguei a saber o que simbolizavam e da multidão saiam várias interpretações. Seriam símbolo dos desempregados? da precariedade? do Homem que quer trabalhar e não deixam? Seria o "Pensador"?


Muitos comentavam, a propósito daquele desfile de inesperados 80 mil participantes, que o ambiente que se vivia naquela manifestação lembrava um novo 25 de Abril de 74, ou as comemorações do 1 de Maio do mesmo ano.


Aqueles "homens transparentes" do cimo dos seus mastros, talvez simbolizem afinal o CIDADÃO que renasce para o seu país, mais consciente dos Direitos conquistados desde a Revolução dos cravos, direitos que lhe querem roubar.O cidadão cansado de ser ignorado e de se sentir "vazio" pela desvalorização que sofreu.
Hoje, 37 anos passados sobre a revolução de Abril, não podemos deixar que esse progressivo esvaziamento continue. Temos de reagir e continuar a resistir de todas as formas, sobretudo fazendo um contínuo esforço para que esse "Cidadão" transparente (pois quase ignorado)-- e deixado quase apenas com a pele frágil da sua cidadania, por uma caterva de políticos e poderosos que só se lembram dele nas eleições-- se complete através da sua participação activa na sociedade, através da solidariedade atenta e através da recusa em se ver entalado em dívidas que ele próprio não contraíu.
25 de Abril, sempre!


Salvemos o "Homem transparente", o Cidadão que clama por ser completo.


"Alergia"


2 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado.

Aquele abraço.

Paulo G. T. Prudêncio

Alergia disse...

Um abraço, Paulo!
E obrigada também pela visita! :-)