sexta-feira, abril 08, 2011

Coisas do dia-a-dia 1

Muito se fala do clima geral nas escolas e do sentimento geral dos docentes. Vamos começar a falar das pequenas coisas do dia-a-dia. Não irei apresentar aqui discursos sobre causas ou consequências, apenas situações para reflexão e, espero eu, para debate.

Hoje irei apresentar uma situação relativa a uma turma minha de Inglês, 7º ano. Digam-me o que pensam disto:

No 1º período foi-me atribuída uma turma de 7º ano de Inglês (Língua Estrangeira I, nível 3) com cerca de 20 alunos. Iniciei o ano com a leccionação normal do programa, verificando grandes dificuldades e falta de hábitos de estudo nos alunos, traduzidas em dois momentos de avaliação escrita com apenas 4 positivas em cada um. (e não, os testes não eram exageradamente difíceis). Logo no início do ano sugeri um horário de estudo para os alunos, que elaboramos em aula, e disponibilizei telefone, e-mail, MSN e FB para os alunos tirarem dúvidas para além das aulas.
No 2º período parei a leccionação do programa e procedi a revisões de 5º ano (ou seja, comecei do zero). Cerca de metade da turma conseguiu adquirir conhecimentos básicos do 5º ano.
Em Março voltei à leccionação do programa, revendo ainda os conteúdos do final do 1º período.
Dito isto, quando chegaram ao momento de avaliação já se tinha revisto três vezes a rotina diária e quatro vezes dois tempos verbais (Present Simple e Present Continuous). O teste era o mesmo teste do final do 1º período (já dado e corrigido) e continuo a ter quatro positivas...


Porquê?
Os resultados dependem apenas do docente?
Devo ser, de acordo com o modelo moribundo da ADD, ser avaliada/classificada por estes resultados?
Onde fica a avaliação/classificação das responsabilidades dos alunos e dos encarregados de educação a que se comprometem aquando da assinatura dos planos de recuperação e acompanhamento?
Foi adequado voltar atrás para garantir que os alunos adquirissem os pré-requisitos necessários para acompanhamento do programa do 7º ano ou deveria simplesmente ter seguido em frente?

Devo ir a casa dos alunos à noite para ver se cumprem o plano????????



2 comentários:

Margarida Azevedo disse...

Pois ... referiste aspectos bem importantes ... e sim, deves ir a casa de cada um lol! Brigada do PR (plano de recuperação). Acho que pegará!!!!

: /

Margarida Azevedo disse...

Excelente selecção musical!!!!