sexta-feira, abril 08, 2011

Agora é que" se vão ver Gregos"!!!!

Depois de tantas notícias trágicas para Portugal e para o seu sistema Educativo, desviemos um pouco a perspectiva e demonstremos solidariedade e até piedade para com os nossos companheiros de infortúnio de países esPECados e EFEEMEIzados (ou fe- fe-qualquer-coisa...), neste caso os gregos, que, não bastando estarem pelas ruas da amargura económica e financeiramente, vão passar a estar agora sob outro estrangulamento, a dos especuladores eduqueses e taylor-educativos.

Ou seja, vão ver falir o seu sistema Educativo também.

Eu passo a explicar.Segundo uma notícia da última revista "Sábado" (nº 362-de 7 a 13 de Abril 2011),Parece que a OCDE não está satisfeita com o sistema educativo da Grécia e então enviou para esse país mártir uma equipa de "especialistas" , observadores ou estudiosos (?)(bem, a notícia identifica-os apenas como "pessoas") destes assuntos , uma equipa de quatro que incluía o célebre reformador nacional Jorge Pedreira (um ex-secretário de estado de MLR, lembram-se? É evidente que sim.).

Só ficámos com pena que a dita equipa não tenha ficado ainda mais enriquecida com uma famosa figura sinistra que repousa actualmente numa prateleira dourada de uma misteriosa fundação. Ou foi esquecimento injusto ou a dita não se dará com o calor helénico (parece que faz apodrecer muito os ovos), mas mesmo assim isso não nos impede ,de qualquer forma, de nos deixar nacionalmente orgulhosos, por ver que a querida OCDE se empenha em espalhar a nível europeu a semente daninha da DESTRUIÇ... hã, quer dizer, da DESBUROCRATIZAÇÃO da Educação... Sim, leram bem, pois foi isso que mais preocupou o nosso ex-sindicalista e sumo-sacerdote de ECDs e despachos mil.

Transcrevemos a pérola:"Pedreira acha que a organização grega é demasiado burocrática, o que dificulta a realização das reformas aos estabelecimentos de ensino".(sic)

NÃO, AMIGOS! NÃO É MAIS UMA PARTIDA DE UM DE ABRIL! Leu bem! "demasiado burocrática"! Será que a tradição grega de construir labirintos assusta até aqueles que mais meandros burocráticos costumam apreciar?! Quando pensávamos que já tinhamos lido todas as notícias absurdas da semana, vem mais esta tentativa de nos fazer gargalhar, a provar que, mesmo que os mandantes da Europa e do Mundo não tenham PÃO para nos dar, mantêm vivo o CIRCO para nos entreter as sinapses!

Gostaria de colocar aqui o link da notícia, visto que li o texto em papel,mas a pesquisa só me remeteu para umas tais páginas FB de dois "Jorge Pedreira", para um seu homónimo que "Tuíta" dichotes sobre a falta de qualidade da "Playboy" e ainda para um Jorge Pedreira brasileiro que é orador da doutrina espírita (o que me fez hesitar, se não seria afinal esse a pertencer à equipa de "quatro fabulosos "da OCDE). Por isso, terei que transcrever aqui o texto na íntegra, para que possam avaliar da mais recente ameaça à tranquilidade dos nossos amigos gregos. Aqui vai, pois (não é muito longo mas tem muito sumo. "Sumo-espanto", talvez, pois ficamos a vislumbrar mais do que também nos aguarda).Os destaques são nossos:

"LIÇÕES AOS GREGOS

A Grécia tem das taxas mais altas de estudantes a frequentar universidades públicas gratuitas (as faculdades privadas são proibidas), mas também tem das piores taxas de conclusão de licenciaturas e péssimos níveis de inserção no mercado de trabalho. "A qualidade do ensino na Grécia é muito baixa", afirma à SÁBADO Jorge Pedreira, que foi secretário de Estado da Educação no primeiro governo de José Sócrates. O português passou na Grécia a última semana de Março, numa equipa da OCDE (formada por quatro pessoas e chefiada por um norte-americano) que está a estudar o sistema educativo grego. As reformas na educação fazem parte do pacote de mudanças exigidas pela União Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) que interveio no País. Pedreira acha que a organização grega é demasiado burocrática, o que dificulta a realização das reformas aos estabelecimetos de ensino."(in, revista SÁBADO, 7-4-2011)

Como o histórico cartaz de b-d do nosso Kaos exprime, --depois do quarteto "fabuloso" e sinistro que assombrou a Educação Portuguesa (e que,com substitutos aparentemente mais "soft", ainda continua a gangrenar as letais feridas que lhe causou)-- o naufrágio da Educação é algo de que nenhum povo está livre. Por isso os Gregos que preparem as bóias e os salva-vidas, visto que os boys e "bóias" da mercantilização e desmantelamento de Escolas Públicas vão a caminho. Se já estão habituados a naufrágios de iates turísticos, preparem-se para um rombo muito maior!

A nossa solidariedade para com os professores , alunos, funcionários e pais gregos!

Melhor, os nossos sentidos pêsames! :-(

"Alergia"

(imagem de Kaos, in Wehavekaosinthegarden.blogspot)

5 comentários:

Goretti disse...

Subscrevo os pêsames!

Margarida Azevedo disse...

Excelente, Alergia!!! : )))
e sim, mais um voto de solidariedade para com os gregos que nos deram um verdadeiro Sócrates e não um miúdo mimado e vaidoso como por exemplo, ops, esqueci-me ...

Bj

Margarida Azevedo disse...

E pêsames tb!

Alergia disse...

Beijinhos, meninas!
Isto está bonito 'tá!
E já viram que o FMI até nisso se foi meter? Estamos tramados!
Margarida, de que Sócrates falas, desse da Grécia? Eu pensava que só havia um supremo e único e de ouro...ou mais tinta dourada! LOOOL! ;-))))

Alergia disse...

Há quem diga que os países do PIIGS vítimas da especulação deviam estabelecer um sistema fechado de trocas comerciais entre si e deixar as encomendas às alemanhas e franças desta "solidária" UE no tinteiro. Acho que podia ser viável.