terça-feira, março 08, 2011

'Protesto da Geração À Rasca'

Passo a citar:

Exercício do Direito de Resposta – SIC

Exmos. Srs.,
É com desagrado que vimos o Protesto da Geração À Rasca, do dia 12 de Março, associado abusivamente a um outro movimento que advoga a demissão de toda a classe política, o qual não tem ainda data marcada para se manifestar. Este movimento diz apoiar a nossa causa, como o têm feito muitos outros movimentos e organizações da sociedade civil, políticos ou apolíticos, religiosos ou laicos. Contudo, nada têm a ver com o Protesto da Geração À Rasca.
Sabemos também que circula um email onde é feita uma colagem vergonhosa entre os dois movimentos, que se aproveita do mediatismo criado pelo protesto dos desempregados, “quinhentoseuristas” e outros mal remunerados, escravos disfarçados, subcontratados, contratados a prazo, falsos trabalhadores independentes, trabalhadores intermitentes, estagiários, bolseiros, trabalhadores-estudantes, estudantes, mães, pais e filhos de Portugal.
Parece-nos pouco apropriado que um canal de televisão prestigiado, informado e que se pretende imparcial, como é a SIC, já conhecedor das pretensões democráticas e pluralistas do Protesto da Geração À Rasca, tenha feito passar uma mensagem, através do comentador Miguel Sousa Tavares, que nos associou a um movimento completamente diferente e que facilmente se percebe nada ter em comum com as pretensões do Protesto da Geração À Rasca, o qual foi acusado pelo referido comentador, de forma ligeira e errónea, de ser anti-democrático.
Disto depreendemos que, nem o Miguel Sousa Tavares nem a SIC efectuaram a pesquisa jornalística essencial à apresentação da informação, de forma idónea, tal como a merece o público português.
De acordo com artigos 24º, 25º e 26º da Lei de Imprensa (lei nº 2/99 de 13 de Janeiro), requeremos  o direito ao esclarecimento e dissociação clara, no mesmo programa e horário, com a atribuição do mesmo tempo despendido hoje na adulteração do mote do nosso Protesto que, acreditando no vosso profissionalismo, julgávamos serem já conhecedores.
Finalmente, aconselhamos vivamente a leitura do nosso Manifesto e do Esclarecimento (http://geracaoenrascada.wordpress.com/2011/03/04/esclarecimento/) presente no nosso blogue. 
Melhores cumprimentos,
Alexandre de Sousa Carvalho
António Frazão
João Labrincha
Paula Gil

Sem comentários: