quinta-feira, março 17, 2011

Info | Bullying

NO BULLING
Directores das escolas com poderes reforçados

Novo diploma permite que alunos agressores sejam imediatamente expulsos das instituições de ensino (Por: tvi24 / CMM)

A ministra da Educação, Isabel Alçada, insistiu que é preciso «dar mais força» aos directores das escolas para resolver casos de agressões e de «bullying» nos estabelecimentos de ensino, considerando «grave» qualquer violência sobre alunos ou professores.

Para aumentar a eficácia das escolas nestes casos, a ministra referiu que vai ser aprovado diploma«que reforça a rapidez na intervenção do director em caso de agressão».

O diploma prevê que perante situações de «bullying» os alunos agressores possam ser suspensos logo após a ocorrência da agressão.

«Vamos reforçar o poder da suspensão preventiva da parte do director de escola ou do agrupamento de escolas», frisou, acrescentando que, em simultâneo, vão ser propostas «medidas de apoio imediato e continuado» para todos as vítimas.

«Precisamos de dar mais força àqueles que estão empenhados em resolver as questões. Precisamos que os professores tenham autoridade» e que a sociedade a «reconheça», sustentou a ministra, durante a entrega da terceira edição do Prémio Nacional de Professores.

Isabel Alçada considera que as situações graves de violência nas escolas «não são numerosas, felizmente», mas basta «uma situação grave ou duas para nos termos que preocupar muito», realçou.

Questionada também sobre o inquérito ao caso do rapaz que, alegadamente, se suicidou em Mirandela  . (Por: tvi24 / CMM)

Sem comentários: