terça-feira, janeiro 11, 2011

COMO É? O que dizia sobre Desporto Escolar?! :-/



É sempre interessante rever os sucessos televisivos e voltar a escutar discursos edificantes, "a la Obama" (alá ôba mâ, em novilíngua do Acordo Ortográfico) em versão poupadinha em ideias e em retórica. Isto para não dizer ,até, em versão,digamos, dadaísta.
Há uns meses, era esta a defesa do desporto escolar pela actual ME.
O que disse então?! Ora cliquem e escutem (centrem-se no conteúdo, por favor e esqueçam o estilo, imaginem uns sons de violinos de fundo e pétalas alvas de flores a cair do céu):
-"O desporto Escolar é muito importante para a prática desportiva" ?!?!
- O desporto (escolar) é importante para a felicidade.......?!?!
- Ninguém gosta de praticar desporto sozinho....?!?!
Pois agora chegaram os devidos louros para todos os professores de Educação Física que promoviam as actividades de Desporto Escolar nos estabelecimentos de Ensino.
Mais uma vez sob a larga capa das medidas de contenção e com a planeada reorganização de créditos horários para as escolas, o ME sob a "alçada" da mesma oradora acaba de dar a última machadada quase fatal sobre as actividades de Desporto Escolar extra-curriculares, com mais um projecto de despacho( que já se prevê que será "mêmo" despachado sem dó nem piedade). E outra consequência, para já invisível, nas próximas décadas será a destruição de boa parte das modalidades desportivas ainda sobreviventes no país e que eram alimentadas pelos jovens valores que migravam do Desporto Escolar.
É no que resulta (des)governar para o imediato.
Eis a notícia, ou parte dela (in "Público", 11-1-2011):
"Escolas dizem que não vão ter horas para desporto
A partir do próximo ano lectivo, as actividades desportivas nas escolas do ensino básico e scundário irão sofrer uma redução drástica. O alerta é feito pelos directores e professores ouvidos pelo PÚBLICO, que falam mesmo de uma morte a prazo do Desporto Escolar, uma actividade de complemento curricular, que no ano passado mobilizou cerca de 160 mil alunos.
Esta será, afirmam, uma das consequências das alterações propostas pelo Ministério da Educação à organização do trabalho nas escolas. O projecto de despacho foi já "chumbado" por unanimidade pelo Conselho de Escolas (CE), um órgão consultivo do ME onde estão representados os directores. Os pareceres do CE têm sido ignorados pelo ministério.(...)"
"até agora as escolas conseguiam garantir muitas das actividades extra-aulas através da redução do tempo lectivo dos professores que estavam à frente dos projectos. É o que se passa, por exemplo, com os docentes de Educação Física que, em simultâneo, asseguram as actividades de Desporto Escolar. Estas ocupam uma média semanal de quatro tempos lectivos, desenvolvidos depois do período normal de aulas. Com o novo despacho, estes professores deixarão de poder usufruir de uma redução da sua componente lectivo normal e, em resultado, as escolas poderão ter de reduzir em mais de 30 por cento o número de horas consagradas ao desporto escolar (...)" (ver link de toda a notícia mais abaixo)
....como diz um Director citado na notícia, o Desporto Escolar é para a maioria dos alunos a única actividade física, para além das aulas de Educação Física, quando tanto se fala no combate ao sedentarismo e à obesidade...
Para a ME , como vimos e ouvimos,era até fundamental para a FELICIDADE humana!
Será este o retoque final, então, para generalizar a infelicidade a todo o cidadão português, que não há muitos anos era considerado pobrezinho mas razoavelmente feliz, nos estudos sobre o tema, mas que ultimamente tem descido de forma drástica nessa "mêma" tabela?
Ver toda a notícia AQUI.

Sem comentários: