quinta-feira, novembro 04, 2010

Blogue de homenagem a Santana Castilho

foto daqui

A primeira vez que ouvi "ao vivo" Santana Castilho foi num encontro da Comissão pela Defesa da Escola Pública, já lá vão uns aninhos, estava a luta dos professores encarniçada. Nesse encontro Santana Castilho apresentou um PowerPoint onde reuniu uma série de dados, alguns numéricos, sobre a situação do país em geral e da Escola Pública em particular. Embora muitos desses factos fossem por mim conhecidos, assim postos lado a lado e em retrospectiva, foi como se se fizesse luz. Também nas suas habituais crónicas, Santana Castilho tem o condão de tornar tudo muito claro e explícito, de forma a que, mesmo os menos conscientes e/ou mais desatentos, se as lessem, conseguiriam perceber o alcance dos ataques que têm sido feitos à Escola Pública Portuguesa, nos últimos anos.
Por alturas das eleições legislativas andou no ar um rumor de que se o PSD ganhasse este era um dos nomes possíveis para o Ministério da Educação. Lembro-me de ter pensado na altura que se isso fosse verdade e acontecesse, muito provavelmente perderíamos (todos aqueles que defendem uma escola de qualidade) uma voz lúcida e incómoda. Porque sempre tive vontade de perguntar a Santana Castilho como iria ele coadunar as suas brilhantes teorias (e não estou a ser irónica!) com as directivas e os cortes para a educação impostos pela Agenda de Lisboa sem romper com a União Europeia.
À parte desta minha dúvida, leio regularmente as crónicas sobre educação de Santana Castilho e aprecio o modo como colocam o dedo na ferida, pondo a nu as mais diversas questões relacionadas com o tema da Educação. E parece-me bem que alguém se tenha lembrado de lhe prestar esta homenagem dedicando-lhe um blogue:

NOVO BLOGUE: http://santanacastilho.blogspot.com/

«Este é um blogue de homenagem ao Professor Santana Castilho, uma retribuição (bem pequena) pelo muito que tem feito em defesa dos professores e da Escola Pública.»

Sem comentários: