quarta-feira, outubro 27, 2010

INFO | As reuniões intercalares não são reuniões de carácter ocasional


"É justa a queixa que se ouve mas ainda são pouco consequentes as acções que ela desencadeia. É preciso que os professores e educadores reajam em defesa do seu horário: é também uma questão de profissionalismo. É preciso que cada vez mais docentes passem do queixume nas conversas privadas, do moer de insatisfações perante a sobrecarga semanal, para a pressão que ajude a corrigir e inverter o insano caminho de sobrecarga que foi opção política de fundo na área da Educação.
As horas dos CT de Turma Intercalares não são reuniões de carácter ocasional. Posto isto, estas integram-se na componente não lectiva de estabelecimento nos termos previstos da alínea c) do nº3 do artigo 82º do ECD.Deste modo, há dois caminhos: ou pede-se a dispensa da componente não lectiva de estabelecimento ou solicita-se o pagamento de horas extraordinárias, visto que foram prestadas para além do horário normal de trabalho.


Colegas, passemos de forma crescente, do queixume à acção, actuando para corrigir o que está mal.

Façam o levantamento das horas que passaram/passam nos CT e coloquem a minuta que está no anexo deste-email.

S. B."

Clique nas imagens para ler e/ou descarregar

Recebido por e-mail. Obrigada Sofia!

2 comentários:

Ana, professora disse...

mas as pessoas não querem agir, preferem queixar-se. eu já me fartei de explicar e aconselhar, tou farta de amorfos acéfalos.

Moriae disse...

Hummmm ... mas, não me parece que esta ideia tenha sido passada sistematicamente aos docentes. E 'casos isolados' (neste caso com pena), pessoas que alertem até nem costumam ser muito bem vindas nas escolas ...