segunda-feira, março 28, 2011

INFO | Denúncia, protesto e exigência frente ao Ministério da Educação

3ª acção (29/03/2011) 

ESTA AVALIAÇÃO VAI CAIR DE NOVO!

Decorre amanhã a terceira acção do ciclo de denúncia, protesto e exigência promovido pela FENPROF. Desta vez o tema é actualíssimo e pleno de oportunidade: a avaliação de desempenho dos professores! Esta acção tem lugar amanhã, 29 de Março (terça-feira) entre as 11 e as 15 horas, em Lisboa, frente ao Ministério da Educação.

A FENPROF e o Sindicato dos Professores da Zona Sul, que preparou a iniciativa, convida os/as Senhores/as Jornalistas e, de uma forma geral, a Comunicação Social para, às 11.30 horas, acompanharem esta iniciativa em que será:
  • confeccionada a “caldeirada” que deu origem ao modelo de avaliação agora suspenso;
  • contestada, pelos destinatários presentes (professores e educadores), tal “cozinhado” (serão divulgadas as cerca de 200 tomadas de posição das escolas que chegaram à FENPROF. No decurso da acção, estas serão entregues no ME);
  • derrubado, pelos presentes, o caldeirão desta avaliação.
Nesta iniciativa, ficarão claras as posições sindicais de exigência de um modelo formativo de avaliação e os princípios em que deverá assentar. Serão ainda apresentados, pelo Secretário-Geral da FENPROF, quatro esclarecimentos na sequência da suspensão do actual modelo de avaliação. Um dirigido aos docentes, sobre como agir nas escolas a partir da publicação da lei; os restantes, dirigidos, respectivamente, a Primeiro-Ministro, grupo parlamentar do PS e Ministra da Educação. Têm sido tantos os equívocos por estes criados que urgem esses esclarecimentos.
Por fim: Será feita a apresentação mundial de música criada a propósito desta avaliação de desempenho, construída por uma ministra que está de saída. Isabel Alçada meteu-se numa aventura para a qual foi avisada: as escolas, quando iniciou o mandato, necessitavam de medidas que introduzissem mudanças positivas; na Escola que Isabel Alçada irá legar não se sente melhor ambiente e não se respira melhor ar! Merece “Insuficiente” pelo que não fez, pelo que não negociou e pelo que, tendo negociado, cedo desrespeitou! 

Fonte: FENPROF

Sem comentários: