segunda-feira, janeiro 03, 2011

Ao Ano que se inicia :"that I will be good"




Depois de uma música dedicada ao Ano que findou, outra para o Ano de 2011 que se inicia. Depois dos votos mais colectivos, uma canção conhecida de Alanis Morrisette mas que resume bem o que sempre podemos conseguir num Ano Novo, individualmente, traga ele o mal que trouxer. O que CADA ser humano pode sempre alcançar, mesmo que se sinta deseperado e triste com todo o tipo de crises.
E lá insisto eu nesta tecla da atitude individual, pois continuo a achar que, apesar de todos os gestos colectivos que podemos tomar, cabe a cada UM optar entre o que está ou não correcto, entre o que é ou não bom e justo. Aconteça o que acontecer que não depende directamente de nós.
Por exemplo, parafraseando a canção, uma pessoa como esta "euzinha" que aqui fala, pode ficar mais cansada,mais chatinha e mais impaciente, os anos que passam podem trazer-nos mais quilos, rugas falta de memória e desânimo,o sistema educativo pode degradar-se até ao ponto do absurdo, o sistema social que se instala pode tornar-se cada vez mais perverso, remetendo-nos para certo isolamento e incapacidade de agir, podemos cometer muitos erros no percurso e fazer algumas "burrices", mas há algo para que não temos desculpas: cada dia que passa,podemos optar sempre e sempre pela BONDADE e pelo não abandono do sentido de JUSTIÇA. Pela SOLIDARIEDADE e pela PAZ com os outros.
Essas é que são as nossas "Novas Oportunidades" em cada dia da nossa vida.
Por mais que nos pisem, excluam ou humilhem, não temos desculpas para escolhermos a CRUELDADE e o ressentimento, em vez da Paz e da Liberdade. Ou para ficarmos cegos ao sentido de Justiça e de Verdade, para nos fecharmos no mero Orgulho e, já agora...no sempre injustificável Preconceito.
É esse o meu voto pessoal para 2011 e quem quiser que se junte a ele: que eu consiga escolher a BONDADE (que é sempre um gesto livre) e a atitude de PAZ ,tenhamos eu e os outros os defeitos e as falhas humanas que tivermos, traga o Futuro o que trouxer...
E olhem que não estou muito optimista quanto ao resto, quanto a esse Futuro! Mas sei que só com PAZ, interior e com os circundantes, se enfrenta tudo. É nela que a Esperança pode ganhar raizes.
( "That I will be good"... pois só não há qualquer pretexto válido para se escolher a Maldade...).
Sei que parece um discurso muito piegas, mas é esse o meu voto fundamental. Os restantes poderão vir (ou não) por arrastamento.
Bom Ano de 2011 a todos!
Alergia

Sem comentários: