quinta-feira, dezembro 23, 2010

NÃO PERCA! Inside Job (num cinema perto de si)


"O poder é sempre injustamente associado à inteligência e, de quando em quando , à dignidade, e não deixa de ser profiláctico, ou curativo, assistir ao espectáculo infantil que nos dão os grandes deste mundo. Não caímos nesta crise pos acaso." (Vasco Pulido Valente, 18/12/2010, in Público, crónica "Valha-nos Deus")
Nesta crónica, V. P. V. referia-se à infantilidade dos políticos portugueses, revelada recentemente pelos telegramas diplomáticos, no Wikileaks. Como por exemplo uma birra do nosso actual PR por não ter sido recebido na sala oval da Casa Branca. Mas o seu teor (e particularmente a última frase) assenta que nem uma luva nos "tubarões" da alta finança retratados neste magnífico documentário, que ainda anda por aí.
Por isso não perca este filme que de forma surpreendente agarra o espectador do primeiro ao último minuto!
Inexplicavelmente, é para maiores de 16 anos, o que é um insulto aos jovens, que mesmo que não entendam por completo os meandros das negociatas dos irresponsáveis jogadores bolsistas e dos políticos a eles associados,-- aliás muito bem explicadas de forma didáctica e acessível-- com facilidade conseguem compreender que o mundo em que vivem está a ser política e economicamente governado por muita gente criminosa, ou pelo menos conivente com o crime de colarinho branco. Qualquer criança de 10 anos inteligente pode entender a essência deste fantástico documentário. Poderá é começar a duvidar da honestidade dos familiares que vê a enriquecer na Bolsa demasiado rapidamente e sem arriscar. Poderá é começar a ter pesadelos com filmes de Terror, desta vez inesquecíveis pois não surgem no reino da Fantasia (com dragões, monstros ou seres mascarados) mas no nosso bem real planeta Terra. E poderá começar a fazer perguntas incómodas...
Perguntas sobre como é possível que gananciosos psicopatas possam jogar com o dinheiro dos outros e do país com o desconhecimento dos respectivos proprietários; como é possível que não sejam castigados pelos desastres financeiros que desencadeiam; como é possível que gente dita poderosa e culta, desde governantes a eméritos e "inteligentes"(?!) Doutores universitários, possam revelar-se tão patéticos e risíveis; ou como é possível que os vilões sobrevivam quase todos e que tenhamos sem dúvida que esperar, aterrorizados, pela "sequela" desta revoltante saga da vida real.
Pois, apesar de ter o formato de um documentário, "Inside Job- a Verdade da Crise" é ao mesmo tempo um verdadeiro filme de terror, um verdadeiro "reality show" e também uma comédia daquelas em que rimos para não chorar.
O filme é de um Terror invulgar: está recheado de psicopatas deslumbrados que, ao contrário de outros, não se "limitam" a massacrar e a sacrificar as vidas dos que os rodeiam (acabando quase sempre destruídos ou pelo menos abandonados e entregues às consequências dos seus pobres delírios). Não! Estes sacrificam sem piedade ou remorso milhões de vidas humanas num raio de milhares de quilómetros transfronteiriços. E os seus delírios vão avante e com múltiplos cúmplices.
Na Era das Trevas, os gatunos, por muito menos, acabavam a enfeitar muralhas,com as suas cabeças espetadas em paus. Nos tempos em que a Democracia e a Justiça tinham algum valor, depois de identificados, eram julgados, muitos iam para prisões de alta segurança. Hoje...
Portanto VEJAM o filme. E depois disto releiam muito bem as notícias que dão grande credibilidade às chamadas agências de rating , aos bancos actuais e a outros antros de crime organizado (e desregulado). Talvez aí comecem a ver esta crise mundial noutra perspectiva.
Parece que já contei demais, mas não. Só vendo mesmo!
Alergia

Sem comentários: