segunda-feira, outubro 25, 2010

Como é afinal? Não há concursos mas há concursos?

Imagem daqui
A propósito da extinção da Área de Projecto e do Estudo Acompanhado do currículo do Ensino Básico, pode ler-se em fim de duas 'disciplinas' deixa 5 mil docentes em risco que:
"A extinção das actividades da Área de Projecto e do Estudo Acompanhado, prevista na proposta de Orçamento do Estado (OE), vai fazer com que no próximo ano lectivo o Ministério da Educação precise de menos professores. Segundo as contas dos sindicatos, haverá menos cinco mil horários a concurso, o que se pode traduzir em menos cinco mil professores contratados. E mais cinco mil no desemprego." (DN)
Sublinhei a questão dos concursos porque não compreendo bem ... se não os vai haver, como é que ...
Acrescento ainda que tal abatimento vai criar muitos horários zero i.e. horários incompletos de professores dos quadros, seja lá o que isso significar hoje em dia. É o meu caso e de muitos outros docentes em situação similar (dos extintos quadros de escola). Assim, preparemo-nos para a hora do adeus e ... não fiquemos de braços cruzados à espera que as coisas melhorem.
Resta dizer que concordo plenamente com a extinção da Área de Projecto e do Estudo Acompanhado. Não concordo, contudo, com o peso de algumas disciplinas relativamente a outras.

2 comentários:

Anónimo disse...

Simples: vão municipalizar a escola pública; passará a escola municipal. Deixará de haver concurso nacional (a tal coisa incómoda e que só dá trapalhadas... causadas por eles próprios, por sinal)
Isto, para haver tantos concursos quantos os super agrupamentos criados... «et le tour est joué»... haverá territórios, exactamente como no feudalismo, com docentes a eles submetidos, «com toda a flexibilidade»
Os adstritos ao agrupamento serão os «sortudos» porque vão ter emprego mais ou menos garantido, até ver(ou seja uma coleira no seu trabalho de escravos assalariados).
Os outros ficarão «a contrato», o mais precário possível, ao sabor das conveniências políticas e outras dos autarcas e das direcções de agrupamento(apenas umas centenas de boys e girls mais... «colegas», já não são!!!)

MB

Moriae disse...

.. pois ... :/

Não entendo os professores ... na sua maioria, alinham com tudo isto.

O panorama que retratas é hiper realista e por mais que não seja agradável, é de consciência necessária.

Grata, MB.